Exames de imagem: quais são os principais e quando são indicados

Os exames de imagem consistem em uma variedade de procedimentos destinados à observação de tecidos e órgãos internos sem a necessidade de intervenção invasiva. 

Esse tipo de análise desempenha um papel fundamental na detecção de doenças e lesões, sem acarretar qualquer efeito adverso para o paciente.

Com os avanços contínuos da tecnologia, os dispositivos utilizados para realização de exames de imagem tornaram-se ainda mais sofisticados, precisos e seguros, e são amplamente reconhecidos como o método mais eficaz para diagnóstico, contribuindo significativamente para o processo de escolha do tratamento mais adequado.


Quais são os principais exames de imagem?

Confira abaixo alguns dos exames de imagens mais solicitados pelos médicos e suas funções.

Ressonância: método diagnóstico que utiliza um campo magnético e ondas de rádio para obter imagens de corpo, sem radiação ionizante. É indicada para avaliar ossos, músculos, tendões, vasos sanguíneos, órgãos abdominais e outros.

Tomografia: utiliza um equipamento especial de raios X para obter informações que são processadas por um computador, com o objetivo de obter imagens dos órgãos internos do organismo.

O exame é indicado para avaliar cérebro, seios da face, ouvidos, coração e suas artérias, pulmões, órgãos abdominais, coluna, bacia.

Ultrassonografia: o exame utiliza ondas sonoras de alta frequência para registrar imagens em tempo real de várias estruturas do corpo humano, como fígado, rins, partes moles e durante a gravidez.

Raio X: a radiografia ou raio x, corresponde a imagem obtida através da emissão de radiação ionizante. Os resultados são rápidos e seguros e o exame pode ser indicado para avaliações dentárias, avaliações ortopédicas, entre outras.

Mamografia: exame que utiliza baixa dose de radiação, a mamografia é indicada para avaliação da mama, com o objetivo de detectar nódulos e microcalcificações nos seios, para diagnóstico do câncer de mama.

Densitometria óssea: exame que utiliza baixa dose de radiação e tem como objetivo medir a densidade óssea, a densitometria é indicada para avaliar osteopenia (diminuição da massa óssea), para o diagnóstico de osteoporose (mesmo na ausência de fraturas osteoporóticas) e para o acompanhamento de pessoas em uso de terapêutica específica.


Quando é indicado realizar um exame de imagem?

Em geral, os exames de imagem podem ser solicitados pelos médicos para avaliar órgãos e tecidos internos do paciente, em caráter preventivo ou investigativo, isso é, na presença de sinais e sintomas.


Onde realizar meus exames de imagem?

A prevenção é a melhor forma para cuidar da saúde e evitar uma série de doenças. Por isso, mantenha seus exames sempre em dia.

Entre em contato e agende seus exames de imagem na unidade mais próxima do laboratório DiagnosonA+!


07/08/24

07 de agosto de 2024

Compartilhar:

Últimas Notícias

    Ver todas as notícias