Vacinas: principais tipos, importância e mais

As vacinas são produtos administrados com a finalidade de conferir proteção ao organismo contra doenças infecciosas e suas complicações. Dessa forma, constituem estratégias extremamente importantes e eficazes para a proteção individual e coletiva.


Como funcionam as vacinas?

Para entendermos como funcionam as vacinas, precisamos conhecer um conceito importante de saúde – a chamada memória imunológica.

O sistema imunológico é um sistema bastante complexo, constituído por barreiras físicas, órgãos específicos, células, proteínas, entre outros componentes. Uma de suas funções é combater os agentes infecciosos que entram em contato com nosso organismo, como vírus, bactérias e fungos. O sistema imunológico reconhece esse agente estranho e desencadeia, de forma coordenada, diferentes tipos de resposta.

Um dos tipos de resposta é mediado pelos linfócitos, células capazes de reconhecer um microrganismo de forma específica e combatê-lo diretamente ou através da produção de proteínas chamadas anticorpos.

Em um primeiro contato do nosso organismo com um determinado patógeno, essa resposta pode ser mais lenta e menos potente, e, por isso, frequentemente, adoecemos. Contudo, ela produz células de memória e anticorpos de longa duração que, diante de exposições subsequentes ao mesmo agente, leva a uma resposta mais rápida e mais eficaz.

É daí que vem o conceito da vacinação, também chamada de imunização ativa, uma vez que a vacina simula essa primeira exposição ao agente, de forma segura, sem provocar doença e estimulando o desenvolvimento de células e de anticorpos de memória. Dessa forma, quando somos expostos naturalmente ao agente, o nosso organismo “já o conhece” e responde rapidamente, prevenindo a doença ou suas complicações. 


Quais os tipos de vacinas mais comuns?

As vacinas podem ser produzidas por meio de diferentes tecnologias e podem usar microrganismos vivos e atenuados ou enfraquecidos, microrganismo mortos, partes de um microrganismo ou substâncias por eles produzidas e envolvidas na doença, entre outras.


São exemplos de vacinas:

- com agentes vivos e atenuados: febre amarela, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), varicela, rotavírus, poliomielite oral, dengue, entre outras.

- sem agentes infecciosos viáveis (inativadas): influenza (gripe), hepatite B, hepatite A, tríplice bacteriana (tétano, difteria e coqueluche), vacinas meningocócicas, vacinas pneumocócicas, poliomielite inativada, HPV, herpes zoster, entre outras.


Qual a importância da vacinação?

A vacinação é uma das principais estratégias no combate de doenças graves e que podem ameaçar a vida.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, 2 a 3 milhões de mortes são evitadas a cada ano através da vacinação.

A vacinação possibilita não somente a proteção do indivíduo como também a diminuição ou até mesmo a eliminação da circulação de diferentes patógenos causadores de infecções.

Vale lembrar que as vacinas são importantes tanto para crianças quanto para adultos e idosos e cada faixa etária tem um calendário vacinal específico. Além disso, há situações que podem requerer indicações especiais de vacinação.


Dúvidas frequentes sobre vacinação

  • É preciso tomar vacina contra doenças que não ocorrem mais?
  • Sim, todas as vacinas do calendário vacinal são importantes para que doenças controladas ou eliminadas não voltem.
  • Todo mundo pode tomar todas as vacinas?
  • Não, algumas situações clínicas podem contraindicar determinadas vacinas. Por isso, é sempre importante conversar com seu médico.
  • Preciso tomar todas as doses das vacinas?
  • Sim, algumas vacinas contam com esquemas com mais de uma dose ou com reforços e todas as doses e reforços recomendados são importantes e devem ser feitos.
  • Posso tomar mais de uma vacina no mesmo dia?
  • Sim, mais de uma vacina pode ser administrada no mesmo dia sem risco para a saúde. Contudo, há vacinas específicas que devem ser feitas separadamente ou que requerem intervalos específicos entre elas. Converse sempre com seu médico.


As vacinas são seguras e eficazes?

Toda vacina, até chegar o momento de ser comercializada, passa por estudos e pesquisas rigorosos e, no Brasil, por um criterioso processo de avaliação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, o que confere aos imunizantes um elevado perfil de segurança.

As vacinas atualmente disponíveis também são bastante eficazes e capazes de proteger a maioria das pessoas vacinadas. A eficácia da vacina depende do tipo de vacina, da integridade do sistema imunológico do indivíduo, entre outros fatores.  

É importante saber que algumas vacinas podem ser contraindicadas em determinadas situações clínicas e, sempre que houver dúvidas, um médico deve ser consultado.


Onde posso atualizar minhas vacinas?

Não deixe de atualizar a sua carteirinha vacinal e a da sua família na Diagnoson a+!

Se a falta de tempo para se deslocar até o laboratório é um problema para você, a boa notícia é que já é possível se imunizar na comodidade da sua casa, no trabalho ou onde preferir através do serviço Diagnoson a+ até você - sem pagar nada a mais por isso.

Para consultar os valores das vacinas, os convênios atendidos ou a unidade mais próxima, entre em contato conosco e nossa equipe esclarecerá todas as suas dúvidas!

Converse sempre com seu médico!





08/08/24

08 de agosto de 2024

Compartilhar:

Últimas Notícias

    Ver todas as notícias