Saiba mais sobre a vacina contra dengue

A dengue é uma doença infecciosa do grupo das arboviroses, ou seja, causada por vírus transmitidos pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti. São conhecidos quatro sorotipos do vírus da dengue (DENV) denominados DENV1, DENV2, DENV3 e DENV4. No Brasil, o número de casos da doença costuma ser maior entre a primavera, o verão e o início do outono do ano seguinte.

Os sintomas mais frequentes associados à dengue são febre alta de início abrupto, dor muscular e articular, mal-estar e prostração, dor de cabeça e atrás dos olhos, falta de apetite e manchas vermelhas no corpo.

Apesar de a maioria dos indivíduos com dengue evoluir com recuperação completa, algumas pessoas podem apresentar um quadro grave e complicações associadas à doença.


A vacina contra a dengue

A vacina contra dengue é atualmente uma importante estratégia para o combate à doença. Disponível no Brasil desde 2023, a QDenga® é uma vacina composta por vírus vivos atenuados, que contêm antígenos dos quatro sorotipos do vírus. O imunizante é eficaz tanto para evitar doença sintomática quanto para prevenir internações causadas pela condição.

Vale ressaltar que a vacina contra a dengue é um importante aliado no combate à doença, mas as medidas de proteção e prevenção para acabar com o mosquito Aedes aegypti - como não acumular água parada - devem continuar.


Qual a indicação da vacina contra a dengue?

A vacina contra dengue QDenga® é indicada para crianças a partir dos 4 anos de idade, adolescentes e adultos com até 60 anos, independentemente de história pregressa da doença.  


Quantas doses da vacina contra dengue são necessárias?

A vacina contra dengue QDenga® é feita em esquema de duas doses, com intervalo de três meses entre elas.


Existem contraindicações à vacina?

Uma vez que a vacina é composta por vírus vivos atenuados, existem algumas contraindicações para a sua aplicação, a exemplo de:

Gestação;

Pessoas que estão amamentando;

Doenças que comprometem o sistema imunológico ou uso de medicamentos imunossupressores;

Aplicação de outras vacinas injetáveis compostas por vírus vivos atenuados em intervalo inferior a 30 dias.

História prévia de alergia grave a algum dos componentes da vacina

Ademais, há também alguns cuidados que devem ser avaliados antes, durante ou após a vacinação. Na presença de um quadro infeccioso agudo, por exemplo, recomenda-se adiar a vacinação, enquanto mulheres em idade fértil devem evitar engravidar por quatro semanas após a administração do imunizante.

Dessa forma, é importante sempre conversar com um médico para avaliar se há alguma situação que contraindique a imunização ou que precise de orientações específicas.


Quais são as possíveis reações da vacina contra a dengue?

A QDenga® é bastante segura e as reações adversas costumam ser leves e autolimitadas. Eventos graves são raros.

As reações mais frequentemente relatadas incluem dor, vermelhidão ou desconforto no local da aplicação, indisposição, mialgia e dor de cabeça, que tendem a melhorar em até três dias. Febre de início mais tardio também pode ocorrer.


Onde tomar a vacina contra a dengue?

Não deixe de atualizar a sua carteirinha vacinal e a da sua família na Diagnoson a+!

Se a falta de tempo para se deslocar até o laboratório é um problema para você, a boa notícia é que já é possível se imunizar na comodidade da sua casa, no trabalho ou onde preferir através do serviço Diagnoson a+ até você - sem pagar nada a mais por isso.

Para consultar os valores e a disponibilidade da vacina contra dengue, os convênios atendidos ou a unidade mais próxima, entre em contato conosco e nossa equipe esclarecerá todas as suas dúvidas!

Converse sempre com seu médico!


14/08/24

14 de agosto de 2024

Compartilhar:

Últimas Notícias

    Ver todas as notícias