Agendar
Exames, vacinas e maisO ultrassom, também chamado de ultrassonografia ou ecografia, é um exame de imagem não invasivo, que utiliza ondas sonoras de alta frequência para criar imagens ou vídeos em tempo real de órgãos internos ou outros tecidos moles.
Os exames de ultrassonografia são comumente indicados para ajudar a diagnosticar uma variedade de condições como tumores, aumento de órgãos (baço, fígado), pedras/cálculos na vesícula biliar e rins, inflamação da vesícula biliar, entre outras hipóteses diagnósticas.
Além disso, o ultrassom também é utilizado para visualizar os órgãos internos do corpo, avaliar o desenvolvimento dos bebês e ainda servir como um guia para as biópsias ou punções articulares (coleta de líquido sinovial).
Os exames de ultrassom são práticos e indolores. Conheça abaixo os principais tipos e suas funções.
Ultrassom gestacional: através dele é possível verificar o crescimento e a posição fetal; o movimento; a frequência cardíaca e a quantidade de líquido amniótico.
Ultrassom morfológico: exame que avalia com maior rigor a anatomia, cujo principal objetivo é a detecção de malformações congênitas.
Ultrassom obstétrica em 3D: realizada preferencialmente até 34 semanas de gravidez, a ultrassonografia tridimensional, também conhecida como ultrassom 3D, é um exame que permite uma visualização mais detalhada do bebê, possibilitando até mesmo uma melhor visão dos traços faciais do feto, além de ser capaz de detectar potenciais alterações.
Ultrassom com doppler: frequentemente utilizada como parte de um estudo ultrassonográfico diagnóstico ou como parte de uma ultrassonografia vascular, o ultrassom com doppler analisa a circulação dos vasos sanguíneos e possíveis alterações do fluxo de sangue no corpo, além de ser utilizado na gestação para medir o fluxo sanguíneo materno/fetal e fetal.
Ultrassom da tiroide: a tiroide é uma glândula que tem a forma de uma borboleta e está localizada no pescoço. O exame auxilia no diagnóstico de diversas condições que podem afetar tiroide, como nódulos benignos e suspeitos de malignidade, além de cistos e alterações no parênquima da glândula.
Ultrassom das mamas: exame de imagem que identifica nódulos e cistos, geralmente complementado com a mamografia.
Ultrassom abdominal: indicado na investigação de sintomas ou suspeitas relacionadas à região do abdômen.
Ultrassom pélvico feminino: avalia bexiga, útero e ovários.
Ultrassom transvaginal: avalia útero, ovários e regiões anexiais (estruturas situadas de cada lado do útero), como: tubas uterinas, ovários, ligamentos e os vasos sanguíneos.
Durante o exame, o profissional de saúde passa um dispositivo chamado transdutor ou sonda sobre a área do corpo a ser avaliada. O médico aplica uma fina camada de gel na pele para que as ondas de ultrassom sejam transmitidas do transdutor através do gel para o corpo.
A sonda converte a corrente elétrica em ondas sonoras de alta frequência e as envia para os tecidos do seu corpo (essas ondas sonoras não são ouvidas).
As ondas sonoras ricocheteiam nas estruturas dentro do seu corpo e voltam para a sonda, que converte as ondas em sinais elétricos. Um computador então converte o padrão de sinais elétricos em imagens ou vídeos em tempo real, que são exibidos na tela de um computador próximo.
Realizar o exame de imagem solicitado pelo seu médico é essencial para um diagnóstico adequado, e, neste contexto, escolher um laboratório confiável também faz toda a diferença.
O Diagnoson a+ faz parte do grupo Fleury, referência em saúde há anos, e conta com uma equipe multidisciplinar especializada para a realização de todos os exames de imagem.
Para agendar seu ultrassom, consultar os convênios atendidos, a unidade mais próxima ou tirar dúvidas, entre em contato conosco!