O T4 livre, ou tiroxina livre, corresponde a fração livre do T4 (tiroxina), um dos hormônios produzidos pela glândula tiroide, responsável pela regulação de muitas das atividades metabólicas do nosso organismo.
O T4 livre possui várias funções no nosso organismo: atua no metabolismo, ajuda a regular a frequência cardíaca e a temperatura do corpo, além de ser extremamente importante para o desenvolvimento normal do cérebro, especialmente durante a gravidez.
Os níveis do T4 livre podem estar aumentados, condição chamada de hipertiroidismo ou diminuídos, o hipotireoidismo.
Pessoas que apresentem níveis aumentados de T4 livre podem apresentar os seguintes sintomas (que não são específicos desta alteração. Outras condições podem provocar sintomas semelhantes): coração acelerado; tremores; insônia; irritabilidade; perda de peso; intolerância ao calor; suor generalizado excessivo; dificuldade de concentração, entre outros.
Por outro lado, no hipotireoidismo (níveis diminuídos de T4 livre), os sintomas (que não são específicos desta alteração. Outras condições podem provocar sintomas semelhantes) que podem estar presentes são:
A indicação do exame é médica e o seu resultado é analisado de acordo com a história clínica e exame físico.
O T4L é utilizado de rotina na avaliação da função tiroidiana e no seguimento do tratamento do hiper (laboratorialmente caracterizado por níveis sanguíneos elevados de T4L) e do hipotireoidismo (níveis baixos podem indicar hipotireoidismo).
Os valores de referência para os níveis de T4 livre no sangue variam de acordo com a idade do paciente.
Quando seu médico solicitar T4 livre, você pode realizá-lo na Diagnoson a+. Oferecemos exames de alta qualidade, com profissionais qualificados e um atendimento cuidadoso. Disponibilizamos atendimento móvel e canais digitais como WhatsApp e Facebook Messenger para sua conveniência. Verifique as unidades mais próximas clicando aqui.