Pneumonia: Entenda a Doença, Sintomas, Diagnóstico e Prevenção através da Vacinação

A pneumonia é uma infecção nos pulmões que pode ser causada por bactérias, vírus ou fungos. A pneumonia bacteriana é geralmente mais grave que a pneumonia viral, que muitas vezes se resolve sozinha.


Existem tipos diferentes de pneumonia?

Sim.

Quando adquirida fora de um centro de saúde é a pneumonia adquirida na comunidade (PAC), cujas causas incluem: bactérias (Streptococcus pneumoniae, causa mais comum de PAC, Mycoplasma pneumoniae, Haemophilus influenza, entre outras) e vírus (influenza, COVID-19 e o vírus sincicial respiratório/RSV). Fungos são causas incomuns de pneumonia.

A pneumonia adquirida no hospital tende a ser mais grave do que a pneumonia adquirida na comunidade porque é frequentemente causada por bactérias resistentes a antibióticos, como o Staphylococcus aureus resistente à meticilina (MRSA).

Pneumonia por aspiração, quando alimentos sólidos, líquidos, cuspe ou vômito descem pela traqueia (traqueia) e chegam aos pulmões.


Quais são os sintomas comuns da pneumonia?

A pneumonia se manifesta de diversas formas, mas alguns sintomas são mais comuns, como febre alta, tosse com muco amarelo ou verde, cansaço, falta de ar, suor ou calafrios, dor torácica (especialmente com tosse ou respiração profunda), perda de apetite, entre outros.


Quais pessoas têm maior risco de desenvolver pneumonia?

Possuem maior risco as crianças menores de 2 anos e os maiores de 65 anos; pessoas com doenças pulmonares (fibrose cística, enfisema, fibrose pulmonar, entre outras); indivíduos com condição neurológica que dificulta a deglutição (como demência, doença de Parkinson e acidente vascular cerebral, que aumentam o risco de pneumonia por aspiração); pessoas internadas em hospital ou em instituição de cuidados de longa permanência; pacientes em tratamento com medicações imunossupressoras (enfraquecem o sistema imunológico).


Quais exames são utilizados para detectar a doença?

O diagnóstico da pneumonia é clínico, associado com exames complementares como imagem (radiografia de tórax ou tomografia computadorizada) e de sangue (para ajudar a determinar a causa da infecção que está causando a pneumonia).

Outros exames podem ser solicitados, a depender da evolução clínica e à critério médico.


A pneumonia pode ser prevenida?

Sim, a prevenção da pneumonia é possível através de medidas simples. Boa higiene das mãos, evitar exposição a fatores de risco, como fumar, e a vacinação são estratégias eficazes. Ao adotar essas precauções, é possível reduzir significativamente as chances de contrair essa infecção pulmonar.


Quais vacinas estão disponíveis contra a pneumonia?

As vacinas pneumocócicas multivalentes estão disponíveis para a prevenção das doenças pneumocócicas (além da pneumonia, meningite e otite), causadas por um dos sorotipos da bactéria Streptococcus pneumoniae incluídos nas diferentes vacinas, como pneumocócica conjugada 13-valente (VPC13), pneumocócica conjugada 15-valente (VPC15), pneumocócica conjugada 20-valente (VPC20) e a pneumocócica polissacarídica 23-valente (PPV23).

Para saber mais sobre as diferentes vacinas pneumocócicas ou para agenda-las, entre em contato com o Diagnoson a+, um laboratório que é referência em saúde há anos e que oferece o serviço de vacinação à domicílio, ideal para proporcionar mais comodidade e segurança para mães e bebês. Aproveite e saiba mais sobre o Diagnoson a+ até você.

Atendimento móvel alt text

20/10/24

20 de outubro de 2024

Compartilhar:

Últimas Notícias

    Ver todas as notícias