O exame toxicológico fornecido pela Diagnoson a+ procura vestígios de substâncias químicas presentes no cabelo em até 180 dias após o último uso. Não é necessário agendamento.
Na Diagnoson a+, motoristas profissionais contam com todas as facilidades para realizar seu exame toxicológico e cumprir a exigência do Conselho Nacional de Trânsito na renovação da CNH (Carteira Nacional de Habilitação).
Afinal, quem procura confiança e segurança no trabalho sabe que pode contar sempre com a credibilidade de nossos resultados.
O QUE MUDA COM A NOVA LEI DE TRÂNSITO:
A lei de trânsito antiga determinava que todos os motoristas das categorias C, D e E fizessem o exame toxicológico apenas ao obter ou renovar a CNH. Com as novas regras, os condutores também deverão realizar o exame a cada 2 anos e 6 meses a partir da data da obtenção ou renovação da CNH quando tiverem menos de 70 anos de idade. Já os condutores com mais de 70 anos deverão fazer o teste a cada 1 ano e 6 meses.
As novas determinações entraram em vigor a partir do mês de abril de 2021 e o não cumprimento pode acarretar multas, pontos na carteira e suspensão da CNH.
Atente-se aos períodos de renovação:
- Condutores com menos de 50 anos: a CNH tem validade de 10 anos;
- Condutores entre 50 e 70 anos: A CNH é válida por 5 anos;
- Condutores acima de 70 anos: validade de 3 anos.
OBRIGATORIEDADE DO EXAME TOXICOLÓGICO
Além da obrigatoriedade do regulamento da CNH, o exame toxicológico pode ser obrigatório nas seguintes situações:
- Admissão ou demissão em uma empresa;
- Detran;
EXAME TOXICOLÓGICO PARA RENOVAR A CNH
O exame é obrigatório por lei para obter a CNH nas categorias C, D e E. Caso o motorista não realize o teste obrigatório, poderá ser multado e ter o documento suspenso até a regularização.
Recomenda-se que a coleta seja realizada com antecedência, antes do vencimento do prazo determinado por cada faixa etária.
O exame toxicológico é importante para evitar situações ilegais dentro da empresa e priorizar o bem-estar dos colaboradores.
QUANDO FAZER O EXAME TOXICOLÓGICO?
O exame toxicológico deverá ser feito de acordo com cada determinação e situação. Por exemplo, para regularizar a CNH é necessário fazer o exame no período de 2 anos e meio ou 1 ano e meio, dependendo da idade do condutor.
O exame é de larga escala e permite identificar substâncias químicas presentes no organismo até 180 dias após o último uso.
COMO É FEITO O EXAME TOXICOLÓGICO
Para realizar o exame toxicológico não é exigido nenhum tipo de preparo prévio. Ele é feito através de uma coleta do cabelo ou pelos da pessoa examinada e enviado para análise laboratorial.
Utiliza-se uma técnica para analisar compostos orgânicos e inorgânicos que podem ser encontrados nos fios de cabelo e, assim, determinar o resultado.
Há dois resultados possíveis para exame: negativo e positivo. Quando o resultado é negativo, significa que nenhuma substância foi encontrada em seu sistema.
Já se o resultado for positivo, indica que houve uso de substâncias como maconha, cocaína, opiáceos (codeína), morfina, heroína, ecstasy, anfetamina e metanfetamina.
O exame é colhido dentro do horário de coleta das unidades, não é necessário agendamento e receita médica. No dia do exame, levar um documento com foto.
VALOR DO EXAME
O preço pode variar de acordo com a forma de compra do teste.
A compra pode ser feita diretamente no site ou nas unidades da Diagnoson a+, podendo ter variação de preço devido à localização.
ONDE COMPRAR O EXAME
Para comprar online, acesse o site do parceiro Labet, realize a compra e selecione uma das unidades da Diagnoson a+ para realizar a coleta.
Se preferir, compareça em uma das unidades Diagnoson a+ listadas abaixo, o exame é realizado por ordem de chegada, não necessitando de agendamento.
UNIDADES QUE OFERECEM O TESTE
Todas as unidades Diagnoson a+ oferecem esse teste. Clique aqui e confira os endereços e horários de cada uma.