Exame Toxicológico: Saiba tudo sobre o exame e onde realizar em Salvador

Exame toxicológico é o nome do procedimento que detecta se um indivíduo consumiu ou não substâncias e drogas ilícitas até 180 dias posteriores ao exame, isso através da análise de materiais biológicos do paciente. 

Sua procura aumentou devido à lei do caminhoneiro e lei do Toxicológico Periódico do Código de Trânsito Brasileiro, normas estabelecidas pelo Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN) que exigem o exame toxicológico para emitir, renovar ou alterar a carteira de motorista (CNH) das categorias C, D e E, assim como sua renovação periodicamente, a cada 2 anos e 6 meses para condutores com até 70 anos de idade e a cada 1 ano e 6 meses para condutores com mais de 70 anos.


A Diagnoson a+ é uma rede credenciada pelo DENATRAN para oferecimento do exame toxicológico, contando com uma equipe qualificada e tecnologias avançadas para um resultado preciso e confiável. 

Clique no botão do WhatsApp abaixo, tire suas dúvidas e agende seu exame com a Toxicologia Pardini!

                             


O que é Exame Toxicológico de larga janela de detecção?

O exame toxicológico visa detectar se houve consumo de substâncias químicas e drogas ilícitas pela pessoa examinada. 

Larga janela de detecção é a denominação do tipo de exame toxicológico exigido pelo DENATRAN, que por utilizar cabelos e pelos como materiais coletados, permite que seja identificado o consumo até 180 dias antes da coleta. Período bem maior quando comparado com a análise de outros materiais como sangue ou urina.

O exame toxicológico de larga janela de detecção passou a ser exigido pela Lei Federal n°. 13.103, de 02 de março de 2015, que inseriu o Art. 148-A ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e atribuiu ao Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) a competência para sua regulamentação. A lei exige o exame toxicológico de qualquer pessoa que esteja em processo de emissão, renovação ou alteração da carteira de motorista de categorias C, D e E, assim como motoristas profissionais em processos admissionais CLT.

Ainda de acordo com uma nova regra estabelecida pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), denominada como Toxicológico Periódico, por meio da Lei Federal 14.071/20, prevê que a renovação do Exame Toxicológico seja realizada a cada 30 meses. Dessa forma, um novo exame toxicológico deixa de ser exigido apenas na renovação da CNH e se torna um exame periódico.

Vale ainda destacar que, a Lei Federal 14.071/20 está vigente desde o dia 12/04/2021.

O resultado do exame toxicológico pode ser positivo, que indica que a pessoa examinada consumiu alguma das substâncias analisadas até 180 dias do exame ou o resultado pode ser negativo, que indica que nenhuma das substâncias foram identificadas no organismo da pessoa examinada.

Como é feito o exame toxicológico?

O exame toxicológico é feito a partir da coleta de cabelo ou pelos, sendo um procedimento laboratorial indolor, sem agulha e que não afeta a aparência estética da pessoa examinada.

Se comprovado por médico dermatologista, a pessoa examinada que sofra de alguma condição que impeça a coleta desses materiais, como é o exemplo de alopecia universal, poderá fornecer unha como material de coleta do exame toxicológico.

Clique no botão do WhatsApp para saber mais e agendar seu exame em um dos laboratórios do Diagnoson a+!

                               

Quais drogas o exame toxicológico detecta?

O exame toxicológico procura detectar o consumo de substâncias químicas e drogas ilícitas no organismo, por esse motivo testa as drogas abaixo e seus derivados: 

- Maconha; 

- Cocaína; 

- Opiáceos, incluindo Codeína; 

- Morfina; 

- Heroína; 

- Ecstasy (MDMA E MDA); 

- Anfetamina e Metanfetamina.

Qual o tempo de detecção de drogas do exame toxicológico?

O exame toxicológico de larga janela de detecção pode detectar o consumo de substâncias em até 180 dias antes da coleta do material.

Qual a validade do exame toxicológico?

O resultado do exame toxicológico tem validade de até 90 dias após a coleta do material, portanto deve ser entregue ao Detran ou órgão solicitante dentro desse prazo.

Além disso, o condutor deve renovar o exame toxicológico a cada 2 anos e 6 meses, independente da data de renovação da CNH, conforme estabelecido na lei de Toxicológico Periódico.

Onde fazer o Exame Toxicológico com a Diagnoson a+? 

Faça seu exame toxicológico com um laboratório credenciado pelo DENATRAN para trazer maior agilidade e segurança para a obtenção da sua carteira de motorista profissional junto ao Detran.

Na Diagnoson a+, você ainda conta com uma equipe qualificada, resultados rápidos e tecnologia de descontaminação de amostras para um resultado confiável.

Agende agora mesmo o seu exame toxicológico na unidade Diagnoson a+ mais próxima de você clicando no botão do WhatsApp abaixo! 

                               


05/10/23

05 de outubro de 2023

Compartilhar:

Últimas Notícias

    Ver todas as notícias