Exame indicado para avaliar a função dos rins, a creatinina tem seus níveis aumentados quando a função renal diminui.
A creatinina resulta da quebra da creatina, um aminoácido produzido principalmente no fígado, rins e pâncreas e armazenado nos músculos, com o objetivo de fornecer energia para as células musculares.
Quando os músculos se contraem, a creatina é quebrada e produz creatinina, que é filtrada pelos rins e eliminada do corpo através da urina.
A dosagem de creatinina no sangue ou na urina é um exame que ajuda a avaliar a função dos rins.
A presença de desidratação, atividade física intensa e uso em excesso de creatina como suplemento, são alguns dos fatores que podem alterar os níveis de creatinina, além de certas condições que afetam os rins, como hipertensão arterial sistêmica e diabetes mellitus.
O exame de creatinina é indicado para avaliar a função renal, ou seja, serve para detectar precocemente problemas renais, para monitorar pacientes com doenças renais crônicas e avaliar a função dos rins em pacientes que estão tomando medicamentos que podem afetar esses órgãos.
O exame de creatinina é recomendado quando há suspeita de disfunção renal, como em pacientes com hipertensão, diabetes, ou histórico familiar de doença renal. Também é indicado para monitorar a função renal em pacientes em tratamento com medicamentos nefrotóxicos ou em situações de desidratação grave.
A coleta para a realização da creatinina é feita através da retirada de uma pequena amostra de sangue do paciente, preferencialmente da veia do braço, cuja análise é feita no laboratório.
Idealmente, realizar jejum mínimo de três horas.
Quando seu médico solicitar a creatinina, conte com a Diagnoson a+ para realiza-lo. Oferecemos exames de alta qualidade, com profissionais qualificados e um atendimento cuidadoso. Disponibilizamos atendimento móvel e canais digitais como WhatsApp e Facebook Messenger para sua conveniência. Verifique as unidades mais próximas clicando aqui.