Orientações necessárias
Orientações para o cliente
- Para todo exame é solicitado a apresentação de solicitação médica.
- É necessário estar com a bexiga cheia para a realização do exame. O exame será iniciado no horário agendado e se houver necessidade de maior repleção da bexiga, a criança terá que aguardar até que ela encha adequadamente.
- Caso haja solicitação também de exame de urina poderá ser utilizado o coletor de urina, o qual deverá ser colocado antes da ultrassonografia e a criança encaminhada logo após para a realização da ultrassonografia.
- Há necessidade de apresentar resultados anteriores no dia do exame, se houver.
JEJUM NECESSÁRIO
- Deve ser seguido conforme a respectiva faixa etária:
De 00 até 01 ano : Mínimo de 2 horas e Máximo de 3 horas
De 01 até 02 anos: Mínimo de 3 horas
De 02 até 08 anos: Mínimo de 4 horas
De 08 até 15 anos: Mínimo de 6 horas
Manual do exame
Regiões estudadas
- Fígado, vesícula e vias biliares, pâncreas, baço, aorta, rins, bexiga e vias urinárias.
Orientações necessárias
I - Preparo
-Esta ultrassonografia requer jejum e bexiga cheia.
JEJUM:
- Não há necessidade de suspender medicações de uso diário, que podem ser tomadas com água, pois isso não interrompe o jejum.
- De 0 a 2 ano(s): mínimo de 2 hora(s)
- De 2 a 8 ano(s): mínimo de 4 hora(s)
- De 8 a 999 ano(s): mínimo de 6 hora(s)
BEXIGA CHEIA:
- O cliente deve encher a bexiga cerca de uma hora antes do exame, conforme as recomendações abaixo:
-- Maiores de 10 anos e adultos têm de tomar cinco copos de água;
-- Crianças de 3 a 10 anos têm de beber de dois a quatro copos de água;
-- Em menores de 3 anos, o exame é realizado com intervalo de três horas após a última alimentação ou mamada, sem necessidade de ingestão prévia de água.
II - Observações
- É preciso apresentar resultados anteriores no dia do exame, evidentemente se o cliente tiver algum.
- Se tiverem sido também solicitados exames de urina ou testes que requeiram jejum absoluto, o cliente deve chegar à Unidade com a bexiga moderadamente cheia. Para tanto, basta ficar quatro horas sem urinar, porém sem ingerir água nesse período. Em tais casos, a urina é colhida após o ultrassom.
- Em qualquer unidade do Fleury, o resultado desta ultrassonografia pode ser entregue em até 30 minutos, exceto quando realizado junto com mamografia, pois os laudos são analisados em conjunto.
III - Informações especificas para Atendimento Domiciliar
Para realizar o exame é necessário que o cliente providencie:
- Cadeira para o médico
- Mobiliário onde o cliente possa se deitar confortavelmente (maca, cama, sofá)
- No local onde será realizado o exame, deverá ter pouca luminosidade
Método
- Ultrassonográfico.
Interpretação e comentários
- Esta ultrassonografia é largamente utilizada para o rastreamento e a primeira triagem de dores abdominais de causa desconhecida. Auxilia o diagnóstico de doenças de vísceras parenquimatosas. O exame estuda o fígado, a vesícula biliar, as vias biliares, o pâncreas, o baço, os rins e a bexiga.
Outros nomes
ULTRASSONOGRAFIA ABDOMINAL TOTAL SEM DOPPLER, Atendimento Infantil, ULTRASSONOGRAFIA ABDOMINAL, Atendimento Infantil, ULTRASSONOGRAFIA DE ABDOME COMPLETO, Atendimento Infantil, ULTRASSOM ABDOMINAL COMPLETO, Atendimento Infantil, US ABDOMINAL TOTAL, Atendimento Infantil, ABDÔMEN TOTAL USOM, Atendimento Infantil, ULTRASSOM DE ABDÔMEN TOTAL, Atendimento Infantil, ULTRASSONOGRAFIA DE ABDOME TOTAL, Atendimento Infantil, ECOGRAFIA DE ABDOME TOTAL, Atendimento Infantil, US DE ABDOME TOTAL, Atendimento Infantil, USG DE ABDOME TOTAL, Atendimento Infantil, USOM DE ABDOME TOTAL, Atendimento Infantil, USG ABDOME TTL, Atendimento Infantil, USG ABDOME, Atendimento Infantil

