I - Informações sobre o procedimento
- Este procedimento inclui a punção ou biópsia diagnóstica de tecido adiposo, órgãos ou massas abdominais, nódulos pulmonares, líquido ascítico, pleural ou sinovial.
II - Critérios de realização
- Este procedimento é realizado somente com pedido médico.
- Antes de agendar a punção, esse paciente terá seu pedido médico avaliado pelo núcleo de Radiologia Intervencionista na Unidade Higienópolis, que irá consultar os médicos especialistas sobre a forma de agendamento, necessidade de exames de sangue/Imagem pré-procedimento e entrevista com o paciente.
- Na entrevista, é importante trazer os seguintes exames: hemograma com plaquetas e exames de coagulação (TTPA e Tempo de Protrombina) recentes (dos últimos 30 dias), bem como quaisquer outros exames relacionados à investigação atual.
- Menores de 18 anos devem estar acompanhados de um adulto responsável na entrevista e no dia da punção.
- Este exame não é realizado em gestantes, salvo em situações nas quais ele seja absolutamente necessário. Neste caso, é necessário entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente para consultar os médicos responsáveis.
- Devem ser apresentados resultados anteriores, se houver.
III - Preparo
- De 7 a 10 dias antes da punção, o cliente deve suspender o uso de ácido acetilsalicílico (Aspirina®, AAS®, Melhoral®, Bufferin®, etc.), com o consentimento do médico assistente.
IV - Interferentes
- Medicações anticoagulantes, como varfarina (Marevan®, Coumadin®) e antiagregantes plaquetários, como ácido acetilsalicílico (Aspirina®, AAS®, Melhoral®, Bufferin®, etc.), clopidogrel (Plavix®) e Ticlopidina (Ticlid®) devem ser suspensas 7 dias antes do exame, com o consentimento e supervisão do médico assistente. No dia do exame o cliente deve apresentar o consentimento por escrito da suspensão destes medicamentos. Caso não seja possível a interrupção destas medicações, aconselha-se a realização do procedimento em ambiente hospitalar.
V - Observações
- Ao valor desse exame, serão acrescentados os valores do método de imagem (ultrassom ou tomografia), bem como os valores dos exames de análise do material retirado (citológico, bacterioscópico, culturas etc.).
- Em caso de convênio, é necessário também trazer solicitação médica para o ultrassom ou tomografia, bem como para os exames de análise.