Antibiograma para fungos, quantitativo, Vários Materiais

Outros Nomes

  • Antibiograma quantitativo p/fungos
  • Antifungigrama quantitativo
  • Candida, antibiograma quantitativo
  • Fungos, antibiograma quantitativo

Ver todos

  • Agendamento
  • Este exame não necessita ser agendado.
  • Orientações necessárias
  • I - Informações sobre o exame - O exame é realizado quando a solicitação médica indica determinação de concentração inibitória mínima (CIM), sensibilidade por técnica de microdiluição ou antifungigrama quantitativo em cultura de materiais nobres, tais como sangue, lavado broncoalveolar, cateter, liquor e líquidos pleural, sinovial, pericárdico e de diálise peritoneal com crescimento de Candida, Criptococcus e outros gêneros de leveduras de importância clínica. Este teste é aplicável também a alguns tipos de fungos filamentosos de importância clínica, ou seja, causadores de infecções invasivas, mas a assessoria médica deverá ser acionada para autorizar a realização do teste. Contudo, não há possibilidade de fazer o teste quando a cultura para fungos é negativa. - Neste teste de susceptibilidade podem ser testados os seguintes antifúngicos: anfotericina B, anidulafungina, caspofungina, fluconazol, itraconazol, micafungina, posaconazol e voriconazol. As drogas testadas podem variar de acordo com o agente isolado, considerando as características de resposta terapêutica de cada antifúngico. - Apesar de somente o fluconazol ser testado na urina de forma rotineira de forma qualitativa, o teste de sensibilidade quantitativo pode ser realizado sempre que o médico pedir a determinação da CIM. - O teste pode ser solicitado juntamente com a cultura para fungos ou, então, ser incluído no prazo máximo de dez dias após o isolamento da cepa no laboratório. Neste último caso, é importante confirmar se a cepa ainda está disponível para a realização do exame. - O laboratório também recebe cepas enviadas de outros laboratórios para esta análise, sendo necessário ter a identificação de gênero e espécie para realização do teste, além da pureza e viabilidade da cepa. Neste teste de susceptibilidade podem ser testados os seguintes antifúngicos: anfotericina B, anidulafungina, caspofungina, fluconazol, itraconazol, micafungina, posaconazol e voriconazol. As drogas testadas podem variar de acordo com o agente isolado, considerando as características de resposta terapêutica de cada antifúngico. - Apesar de somente o fluconazol ser testado na urina de forma rotineira de forma qualitativa, o teste de sensibilidade quantitativo pode ser realizado sempre que o médico pedir a determinação da CIM. - O teste pode ser solicitado juntamente com a cultura para fungos ou, então, ser incluído no prazo máximo de dez dias após o isolamento da cepa no laboratório. Neste último caso, é importante confirmar se a cepa ainda está disponível para a realização do exame. - O laboratório também recebe cepas enviadas de outros laboratórios para esta análise, sendo necessário ter a identificação de gênero e espécie para realização do teste, além da pureza e viabilidade da cepa.
  • Prazo de Entrega*
  • Em até 5 dias úteis (incluindo sábados) às 18h
  • *Este prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, ligue para a nossa Central de Atendimento para confirmar o prazo na unidade de preferência.

Cobertura de convênio

Nós temos várias operadoras de saúde e planos cadastrados. Para saber se o seu plano cobre este exame, consulte nossa página de convênios ou ligue para nossa central de atendimento 4004-3010.


Para informações de cobertura de convênio em exames genéticos entre em contato com a central de atendimento do Fleury Genômica pelo telefone 3003-5001.

Pagamento particular

Não possui convênio? Saiba que você pode realizar este exame e efetuar o pagamento particular. O Diagnoson a+ possui condições especiais de pagamento. Confira!

Consulte condições de pagamento: