Hemograma: Guia completo sobre esse exame de sangue

O hemograma é um exame de sangue que, através da análise das células presentes no sangue, avalia aspectos da saúde do indivíduo.

Esse teste fornece uma análise detalhada dos glóbulos vermelhos (hemácias), dos glóbulos brancos (leucócitos) e das plaquetas.

Enquanto os glóbulos vermelhos são responsáveis sobretudo pelo transporte de oxigênio no nosso organismo, os glóbulos brancos estão envolvidos nos processos inflamatórios e na defesa do corpo contra agentes externos e as plaquetas na coagulação do sangue.

Realização do exame hemograma

Para a realização do hemograma, é necessária a coleta de uma amostra de sangue periférico. Para tanto, é usado um garrote ao redor do braço do paciente, que facilita a identificação das veias.

Após a higienização da área, o sangue é coletado em um tubo, através da punção de uma veia do antebraço por um tipo de agulha específica para o procedimento, e enviado para análise.

Indicações para o exame hemograma

O hemograma é frequentemente solicitado pelos médicos como parte do check-up de rotina. Também tem relevante utilidade nas situações em que a análise das células do sangue auxilia a investigação de algum quadro específico ou o acompanhamento de doenças já conhecidas.

Capacidade diagnóstica do hemograma

O hemograma tem utilidade na investigação e na avaliação de diversas condições de saúde, a exemplo de anemias, de infecções, de alterações no sistema imunológico, de distúrbios de coagulação, entre muitas outras.

O hemograma também é útil no monitoramento da evolução ou do tratamento desses quadros.

Consulte sempre o seu médico.

Jejum e preparação para o hemograma

Normalmente, após dieta leve, não é necessário jejum para fazer o exame. Recomenda-se não realizar grandes esforços físicos antes da coleta de sangue para o hemograma.

O paciente deve informar ao profissional de saúde sobre o uso contínuo de medicamentos e vitaminas, pois alguns podem necessitar de suspensão prévia ao exame ou podem interferir na interpretação dos resultados.

Vale lembrar que outros exames além do hemograma podem ter sido solicitados para coleta no mesmo momento. Dessa forma, é importante checar as orientações relacionadas a cada teste.

Consulte sempre o seu médico em caso de dúvidas.

Agendamento do Exame de Sangue Hemograma

Entre em contato com a equipe do Diagnoson a+ para verificar valores e convênios atendidos. Para a realização do hemograma, não é necessário agendamento prévio.

O hemograma pode ser realizado na unidade mais conveniente para você ou em sua casa, através do serviço Diagnoson a+ até você.

O Diagnoson a+, marca do Grupo Fleury, é reconhecido pela confiabilidade e qualidade dos exames.

Converse sempre com seu médico e assegure cuidado e precisão no acompanhamento da sua saúde.


11/03/24

11 de março de 2024

Compartilhar:

Últimas Notícias

    Ver todas as notícias